Evento sobre Identificação Eletrônica em Pequenos Ruminantes
Data da publicação: 30 de março de 2017 Categoria: Sem categoriaNo dia 22 de março das 12 às 14 horas foi realizado o evento sobre Identificação Eletrônica em Pequenos Ruminantes, que teve como palestrante a Professora da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) Débora Andréa Evangelista Façanha. A aula teórica foi ministrada na sala de aula do Departamento de Zootecnia. A prática foi realizada no Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF). Durante o evento foi ressaltado a importância da coleta e armazenamento em banco de dados para que o comportamento das variáveis avaliadas seja interpretado da melhor forma possível.
O uso do Bolus como forma de identificação em animais já esta sendo utilizada em vários países devido a sua facilidade e baixa porcentagem de perdas, tendo em vista que outras práticas como brincos, tatuagens e chipagens possuem uma porcentagem maior de perdas. A utilização do Bolus só pode ser iniciada após os 5 a 6 meses de idade das crias, devido ao trato digestivo não suportar o identificador. Porém os dados coletados do nascimento à aplicação do Bolus não serão perdidos, pois podem ser armazenados manualmente. O equipamento possui uma capacidade de armazenar até 16 GB de dados que podem ser transmitidos para o computador via cabo USB ou Bluetooth.
O evento contou com a participação de 33 pessoas, que de acordo com os 12 aspectos da ficha de avaliação 63,6% considerou o evento como ótimo, 32,5% avaliou como bom, 3,5% regular e 0,4% consideraram ruim. Dentre os participantes 45,9% são do gênero feminino e 54,1% masculino, onde 43,2% são graduandos ou graduados em Zootecnia, 43,2% em Agronomia e 13,5% de outras áreas. Participaram em maior escala os graduandos ingressantes no semestre 2017.1 com 13,7%, 2016.2 com 10,8% e 2014.2 com 10,8%. Diante os dados apresentados é possível visualizar o interesse dos ingressantes com as questões que envolvem a área de estudo.
Figura 1- Apresentações da parte teórica e prática do evento