Oficina de Ensilagem de Leguminosas.
Data da publicação: 19 de fevereiro de 2020 Categoria: Sem categoriaNo dia 14/11/2019 o GEFAR realizou a oficina intitulada “Ensilagem de Leguminosas”, ministrada por Bruno Bizerra do Nascimento, Zootecnista e mestrando em Zootecnia pela UFC.
Na ocasião, foram preenchidos 5 minisilos com as forrageiras Leucena (Leucaena leucocephala), uma leguminosa, e o capim-elefante cv. BRS Capiaçu (Pennisetum purpureum Schum), uma gramínea.
A silagem deve ser aberta, no mínimo, 21 dias após o fechamento do silo, tempo necessário para que seja completado o processo fermentativo. Além disso, para a garantia de um produto final de qualidade, todas as fases do processo de fermentação devem ser adequadamente exploradas.
As 4 principais fases do processo fermentativo são compreendidas como: pré-fechamento, fermentação ativa, fase estável e abertura do silo, e devem prevalecer durante todo o processo a fermentação por bactérias anaeróbias, mais especificamente Enterobactérias e bactérias ácido láticas (BAL).
Ficou curioso pra saber mais? Semana que vem vamos postar um vídeo com a abertura dos silos que foram preenchidos durante a oficina e o Bruno vai explicar melhor todo o processo pra vocês! Fiquem ligados!